sábado, 4 de dezembro de 2021

logo

GRANDE PRÉMIO DE NATAL 2022 EM LISBOA

O Grande Prémio de Natal em Lisboa é uma das provas mais antigas da capital.



Quando o ano termina os atletas profissionais, e amadores, começam a pensar em duas provas na cidade de Lisboa. Uma delas é a clássica São Silvestre, e a outra é o Grande Prémio de Natal.

História do Grande Prémio de Natal


O Grande Prémio de Natal é uma das competições de estrada mais antigas em Portugal. 

A primeira edição desta prova realizou-se no já ido ano de 1946 tendo sido pensada pelo Professor Fernando Ferreira, sendo uma iniciativa conjunta entre o jornal "A Bola" e o Sporting Clube de Portugal, foi organizada a partir de 1976 pela Associação de Atletismo de Lisboa, tendo tido a colaboração desde 2016, do Maratona Clube de Portugal.

Ao contrário do percurso que é registado hoje entre Carnide e os Restauradores, a primeira prova em 1946 foi realizada entre a Calçada de Carriche tendo passado pelo Campo Grande, Saldanha, Marquês de Pombal com chegada aos Restauradores.

Curiosamente, foi a própria Câmara Municipal de Lisboa que proibiu a realização da prova em 1953, que impedia a prova de ser corrida nas ruas de Lisboa. Para que este evento não passasse à história, nos dois anos seguintes o Grande Prémio foi realizado num percurso de corta-mato, contando não só com os melhores atletas nacionais, tendo até convidado uma equipa de atletismo do Real Madrid.

Os anos negros da prova surgiram nos 9 anos seguintes onde não houve Grande Prémio, tendo ressurgido em 1965 no percurso clássico, saindo se Telheiras com chegada aos Restauradores. No entanto, ao contrário da massiva participação popular a prova quase que morre tendo sido realizada apenas por 59 corredores, tendo duas outras para veteranos apenas com sete participantes e populares com 22 atletas.

Durante os tumultuosos anos 70 a prova chegou a ser realizada nos Olivais, na Cidade Universitária, tendo em 1976 voltado ao seu percurso tradicional quando a Associação de Atletismo de Lisboa tomou as rédeas da corrida.

Em 1977, existe pela primeira vez a corrida feminina e após 1983, a prova começou a partir das redondezas do Estádio da Luz.

Mas engane-se que quem calça os ténis para esta prova são apenas profissionais. Muitos foram os atletas ao longo da história que passaram pelo Grande Prémio de Natal, mas hoje em dia esta competição é bastante conhecida pela adesão popular tendo ganhado bastante destaque depois da reunião entre o Maratona Clube de Portugal com a Associação de Atletismo de Lisboa.

O Grande Prémio de Natal sempre contou com milhares de espetadores que apoiavam os atletas profissionais bem com os populares, registando sempre uma grande aglomeração de pessoas na zona da Avenida da Liberdade e na Praça dos Restauradores. 

Palmarés rico desta prova de Lisboa


No seu início, e ao contrário do que acontece hoje em dia, o atletismo era uma extensão da rivalidade futebolística Benfica -Sporting, os dois grandes clubes de Lisboa. O primeiro vencedor foi Filipe Luís, atleta do Sporting Clube de Portugal, e alguns dos melhores nomes nacionais venceram esta prova. Fernando Mamede, Luís Jesus, Rui Silva e Carlos Lopes (este com seis triunfos) foram alguns dos nomes mais importantes que passaram pelo Grande Prémio de Natal tendo cortado a meta em primeiro lugar. No lado feminino, Aurora Cunha, Ana Dias ou Carla Sacramento foram nomes que triunfaram na vertente feminina.

Percurso da Prova


A prova inicia junto do Hospital da Luz, em  Carnide, e dirige-se ao Campo Grande, estando aqui o primeiro posto de abastecimento. Daí sobe para o Saldanha, dirigindo-se para o Marquês de Pombal. A descida da Avenida da Liberdade faz com que a prova termine na Praça dos Restauradores, terminando assim os 10 quilómetros de Prova.

Grande Prémio de Natal 2022

Ao contrário dos anos anteriores, em 2022 não existirá Grande Prémio de Natal por não terem sido assumidos todos os pressuspostos necessários para a existência desta corrida. Há semelhança de anos anteriores existia a vontade de contar com esta prova histórica da cidade de Lisboa, mas não existiu um naming sponsor que pudesse dar a importância devida a esta prova.

Desta forma, Lisboa fica com a possibilidade de ter as duas corridas de fim de ano, sendo uma a Clássica São Silvestre de Lisboa e a outra a El Corte Ingles São Silvestre.

Vejam aqui mais informações sobre estas provas:


Grande Prémio de Natal 2021

Informações importantes


A prova inicia às 10:30 e tem uma duração de uma hora e meia, tendo um limite de ritmo mínimo de 6,5km/hora para cumprir os 10 quilómetros da prova.

O limite de participantes é de 5000 participantes.

Onde levantar os dorsais


O Maratona Clube de Portugal vai organizar a Sport Expo - Feira do Desporto e Lazer junto do Museu da Electricidade, na Av Brasilia, em Lisboa, onde os participantes poderão não só levantar os kits de participação com dorsais e tshirts oficiais da prova como poderão ver alguns stands de entidades relacionadas com a prova.

Agenda do Grande Prémio de Natal 2021


10 de Dezembro

10:00 - 20:00 - Abertura da Sport Expo - Feira do Desporto e Lazer onde os participantes poderão levantar o seu kit de participação com dorsal e tshirt oficial da prova.

11 de Dezembro

10:00 - 20:00 - Entrega de dorsais e tshirts da prova

12 de Dezembro

10:30 - Partida do EDP Grande Prémio de Natal 2021

Como é a Tshirt do Grande Prémio de Natal 2021


A organização tem marcado pela diferença na tshirt técnica que oferece a todos os participantes no Grande Prémio em Lisboa. São muitos aqueles que durante os meses seguintes usam as originais tshirts desta prova. E em 2021 não será diferente, sendo o Natal o principal elemento diferenciador para todas as outras tshirts técnicas que os atletas vão ganhando ao longo do ano.