terça-feira, 6 de dezembro de 2022

logo

10 dicas para correr a São Silvestre

A São Silvestre é uma das provas com mais adesão popular por isso seja alguém sem experiência, ou seja um pro, nada melhor do que dar uma vista de olhos nestas 10 dicas para uma São Silvestre saudável.

Dormir Bem

Um dos principais factores de uma boa prestação num treino ou numa corrida é o descanso, por isso se deseja fazer uma boa figura numa prova de 10 quilómetros como é a São Silvestre, nada melhor que descansar bem no(s) dia(s) anterior(es).

Não use ténis novos para a corrida

Parece cliché mas nunca é demais recordar que não se deve levar ténis novos para uma corrida. Você não é carro de fórmula 1 para levar pneus a estrear para a corrida.

Se deseja levar uns ténis novos para a São Silvestre, nada melhor do que fazer pelo menos um ou dois treinos antes com os ténis antes de ir para a corrida.

Veja as condições meteorológicas para o tempo e área da São Silvestre

O facto de poder estar frio ou a chover poderá levar a que a roupa que tem de preparar para a São Silvestre seja diferente.

Uma vez que esta prova decorre em dezembro, poderá estar por exemplo a chover pelo que deverá adaptar a sua roupa e calçado para chuva.

Todo o material preparado antecipadamente

Ninguém gosta de deixar nada para a última da hora, por isso é bom que separe todo o material que pretende levar para a corrida. Neste material podemos destacar:

  • Camisola (já com o dorsal colocado)
  • Boné
  • Meias
  • Ténis
  • Relógio
  • Bolsa
  • Algo para ingerir antes e depois da prova
  • Tudo mais que deseje levar

Alimentação

É importante que não coma muito antes da prova. Sendo que em Portugal as São Silvestre são realizadas ao fim da tarde ou início da noite, é importante que faça um bom lanche para que não sinta fome antes ou durante a corrida.

Antecipar o ritmo de corrida durante a prova

Tradicionalmente a São Silvestre tem um percurso fixo pelo que poderá ver antecipadamente o percurso da prova de anos anteriores e percorrer mentalmente, antecipando qual o ritmo que deve ter em cada parte da prova.

Não se atrase para a São Silvestre

Se existe prova que normalmente não atrasa é a São Silvestre, e ninguém espera por si. Se vai correr a São Silvestre pense que não é o único, e a quantidade de corredores é tão grande que normalmente existem pórticos por ritmo.

Vá antecipadamente para a zona de partida para que possa encontrar a zona do seu ritmo, sem correrias.

Não se esqueça que a corrida deve ser feita durante a prova e não antes da prova.

Aquecimento fundamental

Estando tradicionalmente frio (e/ou chuva) nesta altura do ano é fundamental fazer um excelente aquecimento antes da prova.

Existem várias organizações de São Silvestre por todo o país que fazem um aquecimento geral para todos aqueles que desejam participar com um instrutor a dar o aquecimento.

Não se esqueça de beber água

Tradicionalmente existem dois ou três postos de hidratação ao longo da São Silvestre.

Apesar de perder alguns segundos nesta parte, a hidratação poderá ser bastante útil para percorrer toda a prova sem sobressaltos.

DICA: Deixe as garrafas de água nos postos de recolha das mesmas, evitando o acto de atirar garrafas para locais que depois não serão recolhidos.

Alongar depois da prova

Depois de fazer a São Silvestre nada melhor que continuar a caminhar por mais uns minutos mesmo que esteja bastante cansado.

Hidratar é importante neste período, e não esquecer de fazer alongamentos depois de hidratar.

Alongar depois do esforço é tão ou mais importante que o aquecimento antes da prova, por isso não se esqueça de o fazer no fim da prova.

DICA EXTRA PARA SÃO SILVESTRE

A São Silvestre é para muitos a única prova anual onde participam, sendo uma das provas populares com mais participação.

É natural que pela frente surjam cadeiras de bebé, pessoas com um ritmo mais baixo que o seu, por isso sempre que isto acontece respeite as pessoas de forma a que todos se possam divertir.

Veja também:

Lista das corridas de São Silvestre em 2022