domingo, 4 de dezembro de 2022

logo

12 dicas para correr na chuva

A vontade de correr nem sempre é a maior e quando está a chover a vontade cai a pique.

No entanto, se "correr à chuva lava a alma" então nada melhor que ir bem preparado para correr na chuva com todos os cuidados para que seja mais uma corrida sem percalços.

Se estiver tempestade não vá para a rua

Uma das primeiras dicas passa pela segurança de correr quando estão tempestades, trovões e tudo aquilo que normalmente impede a maior parte das pessoas de correr.

Apesar da probabilidade de nos cair um raio em cima seja baixa, devemos ficar por casa, talvez correndo na passadeira, de forma a evitar que um raio nos caia em cima.

A segurança é sempre um dos principais fatores da corrida, e mesmo que a probabilidade seja baixa, o facto de passar por baixo de árvores ou junto de estruturas metálicas pode aumentar essa probabilidade.

Usar um chapéu/boné com pala na corrida na chuva

O clássico boné com pala poderá ser uma excelente opção quando está a correr à chuva.

O fato de um boné normalmente aquecer a cabeça poderá ser ultrapassado caso o chapéu seja ventilado.

A parte da pala é essencial na corrida à chuva uma vez que evita que chova na cara ou diretamente nos nossos olhos. Não corremos com os olhos, mas a visão é uma parte fundamental para a corrida, especialmente quando o tempo está com uma fraca visibilidade.

Se está a chover (ou frio) vista várias camadas de vestuário

Uma das principais dicas que deve ter em consideração quando vai correr é vestir várias camadas de roupa.

Ao contrário de quando se corre com bom tempo é importante ter a primeira camada de roupa bem perto do corpo de forma a aquecer o mesmo.

Depois é essencial ter no caso da chuva ter um corta vento que na maior parte das vezes é impermeável de forma a que a chuva não possa chegar às outras camadas de roupa.

DICA: Não use peças de vestuário, nomeadamente meias, em algodão uma vez que este material absorve bastante a água.

Não se vista demais...

Apesar de ter de usar pelo menos duas camadas de roupa não justifica ir com a roupa toda de corrida quando vai correr na chuva.

A probabilidade de ficar molhado é sempre grande, por isso quanto mais roupa tiver, mais peso vai carregar durante a corrida.

Corra na chuva com os ténis ideais

Em dias de chuva deixe os seus ténis de competição ou para treinos mais rápidos em casa. Nestes dias é muito importante usar ténis mais adaptados para estas condições.

Se o piso não for bastante abrasivo, use uns ténis por exemplo de trail que tenham um piso mais adaptado a "condições adversas".

Evitar o atrito no exercício físico na chuva

Em qualquer corrida, existem partes que sofrem com o atrito, como é o caso da parte interna das coxas, axilas, mamilos. No caso da corrida na chuva é ainda mais importante a lubrificação destas zonas com creme ou vaselina de forma a que seja criada menos irritação.

Não se esqueça dos pés. Quanto menos atrito criar nos seus pés, menor será a probabilidade de criar bolhas.

Guarde bem tudo o que seja aparelho eletrónico


Há excepção do smartwatch ou monitor GPS que tradicionalmente são à prova de água é muito importante proteger os aparelhos electrónicos.

Se gosta de correr com o telemóvel ou ipod, provavelmente terá de levar um ziplock, ou confirmar se a braçadeira onde costuma levar o telemóvel é resistente à água.

DICA: Confirme sempre se o seu relógio é à prova de água.

Cuidado com os locais onde vai pisar na chuva

Apesar de ser algo normal para quem corre no dia-a-dia, quando chove a atenção deve ser maior onde se pisa.

Para além do facto do piso estar escorregadio, a chuva leva a que a passada possa ser mais pequena de forma a se preste melhor atenção onde é colocado o pé.

Correr na cidade de chuva é quase tão exigente como fazer trilhos no trail, por isso à semelhança do trail que tem de se ter cuidado com as raízes das árvores ou pedras, na chuva deve-se ter bastante cuidado com as superfícies e evitar poças de água.

As poças de água apresentam dois perigos: o de ficar molhado e o de nunca saber qual é a profundidade da poça.

Leve meias extra quando chove

Se tiver a possibilidade de levar um par de meias extra no seu cinto de corrida ou na braçadeira do telemóvel poderá ser uma excelente opção.

Caso a chuva pare ou as suas meias fiquem muito molhadas, este par de meias extra pode ser bastante útil.

Leve e troque a sua roupa molhada

Em dias de treino ou corrida, onde ainda tem de fazer o caminho para casa, é importante que possa trocar de roupa mal termine o treino ou a corrida.

Caso se mantenha com a roupa molhada tem um maior risco de hipotermia ou diminuição de temperatura corporal o que não será de todo o mais desejado.

Este conjunto de roupa deverá incluir agasalhos e um par de ténis diferente de forma a que não tenha de calçar os seus ténis de corrida.

Secar os ténis depois da chuva

Depois de uma corrida nada melhor que secar os ténis de forma caseira. Se colocar na máquina de secar ou num aquecedor poderá deformar os seus ténis, o que poderá afectar na próxima corrida.

Colocar bolas de papel de jornal no seu interior poderá ter a dupla função de secar os ténis, levando com que o papel absorva a água, mantendo a forma original do calçado.

Correr na chuva é mais um desafio

Estar a chover não é razão para se perder o treino, e se não apetecer de todo fazer o seu treino na chuva, então treine na mesma na passadeira em casa ou na academia, mas mantenha a sua rotina.


Entenda que correr na chuva é mais um desafio que não vai levar a que o seu tempo melhore, mas sim que a sua capacidade de superar adversidades vai ser maior.