quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

logo

LISTA DAS CORRIDAS SÃO SILVESTRE 2022

São Silvestre: a corrida mais popular de Portugal




O que é a Corrida de São Silvestre?


Para todos aqueles que se stão a iniciar na arte de correr, nada melhor que conhecer uma das provas mais antigas e mais representadas por todo o país: a Corrida de São Silvestre.

Para todos aqueles que não sabem, a Corrida São Silvestre foi criada por um milionário em São Paulo que decidiu fazer uma corrida ao longo da Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 31 de Dezembro. O nome da corrida ficou corrida de São Silvestre, santo consagrado ao último dia do ano.

Com o tempo, a corrida de São Silvestre foi se tornando cada vez mais popular, até que passou as fronteiras do Brasil e estendeu-se até á Europa existindo vários países onde a São Silvestre tem representação. Um desses países é Portugal, onde a São Silvestre ficou massivamente conhecida depois de Carlos Lopes e Rosa Mota terem ganho esta prova no Brasil.

Em Portugal, a primeira São Silvestre realizou-se numa cidade bastante longe da capital Lisboa ou do Porto. Na verdade a primeira São Silvestre em Portugal decorreu no Funchal. Corria o ano 1958 e na altura a denominada "Volta à Cidade do Funchal" tinha cerca de 6 quilómetros de distância.

Hoje em dia, são várias as cidades nacionais que têm a São silvestre como um dos principais eventos do final de ano, sendo incluida nos festejos de Natal ou de Final de Ano.

São Silvestre: a corrida popular



Manuel Faria, Carlos Lopes, Rosa Mota e Aurora Cunha foram alguns dos atletas que marcaram a presença com vitórias na prova brasileira, mas hoje em dia, milhares por todo o mundo correm a São Silvestre.

Em Portugal, mais de 40 cidades marcam a São Silvestre como um dos eventos atléticos do ano, só ficando atrás das meias maratonas e das maratonas nas principais cidades do país.

Sendo cada vez mais uma corrida de cariz popular, onde uma grande parte da população vai correr ou caminhar, a São Silvestre é talvez a corrida com mais eventos em todo o país, percorrendo não só as avenidas das maiores cidades, bem como as principais artérias de cidades ou vilas do interior de Portugal.

Normalmente esta corrida é organizada pelo clube local em conjunto com âs câmaras municipais que ajudam na logística da prova, cativando não só a população local para este evento, como outros corredores e atletas que possam vir dos concelhos vizinhos.

É impossível participar em todas as São Silvestre, mais não seja porque existem muitas cidades que têm a prova à mesma hora no mesmo dia, no entanto é normal que os atletas de elite nacionais possam estar em várias provas uma vez que sendo uma prova curta (10km) e em dias diferentes ao longo de Dezembro e Janeiro, possam ser bons treinos por exemplo para distâncias superiores.

Agenda das Corridas de São Silvestre 2022


1/12 - São Silvestre Grândola 2022
3/12 - São Silvestre de Santa Maria da Feira 2022
4/12 - São Silvestre de Corroios 2022
8/12 - São Silvestre de Constância 2022
8/12 - São Silvestre de Seide 2022
10/12 - São Silvestre de Mogadouro 2022
10/12 - São Silvestre de Alqueidão da Serra 2022
18/12 - São Silvestre Amares 2022
23/12 - São Silvestre de Nisa 2022
28/12 - São Silvestre do Funchal 2022
31/12 - São Silvestre Pinhel 2022
31/12 - São Silvestre de Avis 2022
14/1/2023 - São Silvestre da Trofa 2022