terça-feira, 14 de dezembro de 2021

logo

História da Corrida de Sao Silvestre

A corrida de São Silvestre é uma das corridas mais conhecidas no mundo latino. Mas para muitos que correm os 10 (ou 15 km) convem saber um pouco da história destes milhares de metros que normalmente são corridos por milhares de pessoas.


Origem da São Silvestre


Para quem não sabe a história da São Silvestre remete o leitor para cerca de 100 anos atrás. Foi no ano 1925 que o jornalista e advogado de São Paulo, Cásper Libero que fez a sua fortuna no sector da televisão, e que era um grande fã do sector do desporto, criou uma corrida inspirada no que viu em Paris.

Mas já eixstiria uma corrida São Silvestre em Paris? Na verdade não. Cásper viu uma corrida noturna, onde os corredores carregavam uma tocha ao longo do percurso. Seria uma reprodução do caminho da tocha olimpica onde tradicionalmente os desportivas levam a tocha olimpica da Grécia até à cidade organizadora dos Jogos Olimpicos.

A ideia de Cásper era criar uma corrida noturna que decorre-se no último dia do ano em 1925.

Porquê São Silvestre?


Na verdade, 31 de Dezembro é o dia De São Silvestre porque foi o dia da morte do Papa da Igreja Católica, no quarto século, sendo a origem do nome da corrida de São Silvestre que tradicionalmente ocorre no dia 31 de Dezembro. 

1ª Edição da São Silvestre 

Quem vê hoje em dia as corridas de São Silvestre com milhares de participantes não imaginam que a primeira edição da corrida teve apenas 60 inscritos, dos quais apenas 48 participaram na prova e apenas 37 chegaram ao fim da prova. Curiosamente o primeiro vencedor desta prova foi um jogador de futebol de seu nome Alfredo Gomes que completou os quase 9 quilómetros em 33:31 minutos.

Na primeira edição desta competição apenas foram aceite a participção de atletas brasileiros. 

Edições seguintes


Não foi á toa que se tornou rapidamente a corrida mais famosa e tradicional da AMérica do Sul, tendo uma distância de 15 quilómetros pelo centro de São Paulo. Esta corrida nunca deixou de se realizar mesmo com eventos como a Revolução Constitucionalista ou a Segunda Grande Guerra Munndiall

Em 1944, os atletas do estado de São Paulo, perderam pela primeira vez a sua invencibilidade, tendo ganho pela primeira vez um atleta de Minas Gerais, quabrando a invencibilidade de 16 anos dos paulistas.

Após o fim da guerra, a competição começou a contar com atletas de outros países, embora que estes apenas odiam participar a convite, sendo que grande parte deles eram da América do Sul. O sucesso de atletas de outros países foi tão grande que apartir de 1947 foi permitida a inscrição de atletas de outros países o que levou a um jejum de 34 anos de nenhuma vitória de um atleta brasileiro. Curiosamente, este jejum foi quebrado por um garçom de Pernanmuco, José João da Silva ganhou a prova em 1980, tendo repetido a vitória 5 anos depois.

1975 - A primeira competição feminina


No ano que as Naçõe sUnidas celebraram o Ano Internacional da Mulher, os organizadores da Corrida de São Silvestre abriram as inscrições da prova para as mulheres. A primeira vencedora da São Silvestre foi Christa Vahlensieck que o fez por duas vezes seguidas.

Competição Mundialmente Conhecida

Apesar de existirem multiplos campeões a passarem a Avenida Paulista foi com a presença do multicampeão olimpico checo Emil Zátopek que esta competição ficou internacionalmente conhecida em 1970, tendo chamado atenção dos norte americanos com a vitória de Frank Shorter, que viria a ser campeão olimpico da maratona de Munique em 1972.

Nos anos seguintes os americanos invadiram as ruas de São Paulo, não só pela boa temperatura da cidade brasileira, mas porque esta era a prova que todos correram. Não foi coincidência em 1979  quando existiu uma dupla vitória masculina e feminina com a nacionalidade norte-americana.

Corrida Noturna


Com os tempos esta tornou-se não só uma prova desportiva como uma atração turistica. Era a única prova onde os atletas partiam ás 23:30 e chegavam por volta da meia noite, sendo que uma grande parte dos atletas, passavam o ano a correr.

Como todos os anos existiam modificações, em 1989 a IAAF marcou o ínicio da prova para as 15 horas para as senhoras e 17 horas para os homens. A prova alterou também a sua distância de 6.5 ou 8.8km mediante a partida ou chegada para os 15 km, que ainda hoje se mantêm.

São Silvestrinha


Em 1994, realizou-se pela primeira vez a São Silvestrinha, corrida para as criaças de ambos os sexos com idades compreendidas entre 6 e 16 anos. Apesar de muitas vezes a imprensa desprezar estas competições a São Silvestrinha revelou por exemplo o fundista Franck Caldeira que venceu a São Silvestrinha e posteriormente foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro.

Portugueses na São Silvestre


São desconhecidos os milhares de portugueses que participaram ao longo dos anos na Corrida de São Silvestre de São Paulo. Mas existem nomes de relevo do atletismo nacional que venceram uma das mais conhecidas provas de atletismo no mundo.

Manuel Faria, atleta que se sagrou campeão nacional por treze vezes, foi o primeiro português a ganhar a São Silvestre em 1956, tendo repetido a vitória no ano seguinte.

Em 1981, A campeã olimpica Rosa Mota ganhou a primeira vez a São Silvestre de São Paulo. Ainda hoje rosa Mota continua a ser a recordista de vitórias, tendo ganho seis vezes consecutivas a competição brasileira. 

Durante o periodo vitorioso de Rosa Mota, houve outro campeão português da maratona olimpica que ganhou a São Silvestre de São Paulo. Carlos Lopes foi o último vencedor europeu desta competição tendo ganho em 1982 e 1984.

Aurora Cunha foi a última vencedora portuguesa em 1988, tendo nesta altura iniciado uma onde de campeões provenientes dos países africanos com um grande desta para os atletas do Quénia e da Etiópia.

Internacionalização da prova


Nos meados do século XX, a São Silvestre passou o Oceano Atlântico e começou a ser disputada na Europa. 

A primeira prova do género foi disputada em 1958 na Ilha da Madeira, na noite de passagem de ano. Mas a competição não se ficou apenas pela ilha madeirense, tendo chegado a Portugal Continental e a Espanha onde é uma das provas mais conhecidas da cidade de Madrid.

A San Silvestre Vallecana é a competição com maior participação popular em Madrid tendo sido iniciada em 1964, passando pelas principais ruas da cidade madrilena. A San Silvestre Vallecana permite a inscrição em duas provas. A Fun Run e a International Race. Esta é considerada a maior São Silvestre do Mundo contando 38 mil corredores.

Em Berlim é corrida a São Silvestre local com o nome Berliner Silverterlauf, sendo a São Silvestre mais fria do mundo, tendo temperaturas entre os -1 e os 3ºC.