domingo, 30 de outubro de 2022

logo

Corrida em Lisboa

As "corridas" são uma das atividades físicas mais vistas pelas ruas de Lisboa.

Provas em Lisboa

Depois de um período onde os portugueses foram obrigados a ficar em casa, muitos foram aqueles que começaram a sair de casa para participar em eventos de grandes multidões como era o caso dos festivais ou eventos desportivos.

Se existem eventos desportivos que juntam milhares de pessoas em Lisboa são as provas de atletismo com dezenas de milhares de pessoas, normalmente para passar o Tejo, conhecidas pela "Corrida da Ponte" ou, em outras corridas/caminhadas que existem por toda a cidade.

Meia Maratona de Lisboa

A Meia Maratona de Lisboa, conhecida por muitos pela corrida da Ponte 25 de Abril, é uma das mais populares corridas de Lisboa, iniciando nas portagens de Almada, passando a Ponte 25 de Abril, tendo a sua chegada no Mosteiro dos Jerónimos.

Se existe prova que os lisboetas gostam de participar é a da Ponte 25 de Abril, uma vez que podem passar pela primeira vez a ponte a pé. Para os "prós" esta é uma das mais históricas e mais rápidas meias maratonas de Portugal, sendo aquela que tem mais participação, chegando a cerca de 40 mil participantes.

De lembrar que a meia maratona de Lisboa tem outras distâncias, não sendo apenas uma prova mas sim um evento do Maratona Clube de Portugal que pára a cidade de Lisboa.

Maratona de Lisboa

Com algumas semelhanças com a Meia Maratona de Lisboa, a Maratona de Lisboa é a corrida que apresenta 42km à população lisboeta. Apesar de começar em Cascais, esta é também a corrida que é conhecida por muitos pela corrida da Ponte Vasco da Gama.

Enquanto os maratonistas começam em Cascais, todos aqueles que vão fazer a Meia Maratona ou a Mini Maratona começam os seus percursos em plena Ponte Vasco da Gama, permitindo a muitos dos lisboetas, pisar um local que normalmente é proibido de caminhar.

São Silvestre de Lisboa

Outra prova que tem levado muitos a percorrer as ruas de Lisboa é a tradicional São Silvestre de Lisboa. Ao contrário das tradicionais São Silvestres que decorrem no dia 31 de Dezembro, em Lisboa decorre um pouco antes o que tem levado a que existam mais participantes.

A oportunidade de correr na Avenida da Liberdade é o que leva muitos a percorrerem os 10 quilómetros da prova com muitos pontos de animação pelo caminho, dando algum boost ao longo da prova.

Outras provas importantes no calendário de corridas em Lisboa

Para além da Maratona e da Meia Maratona existem muitas outras provas que levam os lisboetas a correrem pelas ruas da capital ou "arredores".

Não podendo dar destaque a todas elas, uma das principais corridas que costuma decorrer em setembro, é a Corrida do Tejo que tradicionalmente começa em Algés e termina em Carcavelos, numa prova que percorre 10 quilómetros na Marginal.

A Marginal é um dos locais eleitos por milhares de pessoas para correr ou andar durante todo o ano, e existem múltiplas provas que enchem a estrada que atravessa os concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais.

À semelhança da Marginal, por exemplo a Avenida da República ou a Avenida da Liberdade são locais que as corridas gostam de percorrer quando visitam Lisboa. Provas históricas como a Corrida da Liberdade ou o Grande Prémio de Natal passam por estas ruas de Lisboa, criando uma grande massa humana de apoio aos atletas que passam a correr ou apenas a caminhar.

Para além de ser bom correr em Lisboa, é ótimo correr com pessoas conhecidas, acompanhando o ritmo, ou dando aquela força extra quando a força falta nas pernas.



Clubes e Grupos de Corrida em Lisboa

Ao longo dos anos o atletismo tem sido uma atividade com cada vez mais praticantes que mesmo sem objetivos competitivos gostam de juntar-se em grupos ao fim do dia para mais um treino.

Lisboa com a sua massa populacional consegue ter colectivos que para além de melhorarem a prática desportiva dos lisboetas, permite que muitos tenham acesso, por exemplo, a mais provas na companhia dos "amigos do clube".

Correr Lisboa

O maior clube de Lisboa é o Correr Lisboa que tem como mote "Juntos vamos pôr Lisboa a Correr". Seja em que prova for na área metropolitana de Lisboa, o clube mais representado será o Correr Lisboa.

O Correr Lisboa tem vários horários e vários locais que vão reunindo cada vez mais praticantes da corrida, existindo treinos na Cidade Universitária, Monsanto ou Pista Professor Moniz Pereira, entre outros locais.

A representatividade do Correr Lisboa é tão grande que os treinos (e os locais) continuam a aumentar, saindo já das fronteiras do concelho, tendo já treinos na Amadora ou em Odivelas.

CNPN - Corrida Noturna do Parque das Nações

Se o Correr Lisboa corre de amarelo, a Corrida Noturna do Parque das Nações corre de azul e representa uma das freguesias favoritas de muitos para a prática da atividade física.

Com dois treinos semanais e com vários ritmos de corrida, a Corrida Noturna do Parque das Nações é um dos clubes com uma representatividade nas corridas lisboetas cada vez maior, mostrando que a Corrida Noturna não se limita apenas ao Parque Nações nem aos treinos noturnos.

Locais para correr em Lisboa

Existem vários locais que levam os praticantes do atletismo e da corrida na capital nacional.

Lisboa sendo uma das maiores cidades nacionais tem vários espaços e locais perfeitos para uma corrida ao fim do dia, depois do trabalho ou ao fim de semana.

Enquanto muitas cidades em Portugal, tem ginásios com passadeiras cheias de praticantes indoor, em Lisboa, os espaços ao ar livre continuam cheios de "atletas" faça chuva ou faça sol.

Lista dos principais locais para correr em Lisboa

Corrida no Parque das Nações

Começando pelo local mais a Oriente de Lisboa, o Parque das Nações é um dos locais escolhidos não só por lisboetas mas muitos vizinhos dos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira.

Com múltiplos caminhos pelo Parque das Nações um percurso entre o Rio Trancão e o Braço de Prata leva os corredores a percorrerem 5 quilómetros podendo passar por locais como a Torre Vasco da Gama, o Altice Arena ou o Oceanário.

Com transportes e excelentes acessos, este é um local "central" para dar uma corrida ao fim do dia para todos aqueles que trabalham na zona, ou que vivem na zona norte de Lisboa.

Correr à Beira-Rio Tejo

Sendo Lisboa a cidade que é banhada pelo Rio Tejo, os lisboetas poderão percorrer o caminho que vai do Parque das Nações até Algés num percurso que soma 21 quilómetros, ou seja, o equivalente a uma meia maratona.

No entanto, um dos percursos mais frequentados para a prática da corrida é o percurso entre o Cais do Sodré e a Torre de Belém que perfaz 7 quilómetros. Pelo caminho pode passar pelas docas de Lisboa, pela Ponte 25 de Abril, Museu da Eletricidade e Padrão dos Descobrimentos, tendo sempre como companhia o Rio Tejo.

Corrida no Estádio Universitário e Campo Grande

Para todos aqueles que gostam de estar longe do rio e preferem o coração da cidade, nada melhor que correr no jardim do Campo Grande. Sendo um dos maiores jardins de Lisboa, o Campo Grande permite aos corredores um percurso que vai do Campo Grande até Entrecampos.

Se este percurso de cerca de 3 quilómetros não chegar, poderá ser somado a este percurso, o Estádio Universitário onde começam alguns treinos, e onde muitos atletas escolhem as pistas do Estádio Universitário para fazerem os seus treinos em Lisboa.

Trail e Corrida no Monsanto

O Monsanto é um local excelente para praticar a corrida ou trail para todos aqueles que querem sair das ciclovias, dos passeios ou das pistas. Com um relevo único na cidade de Lisboa o Monsanto um dos locais eleitos por várias equipas para fazer os seus treinos.

São várias as provas que elegem vários percursos do Monsanto, com rampas únicas em Lisboa que levam os praticantes a desafiarem-se a si próprios em desafios únicos.

Apesar de existirem vários percursos com diversos níveis de dificuldade, o Monsanto é um local perfeito para que em conjunto com outras pessoas possam evoluir enquanto praticantes de provas de estrada ou de trail.